Não foram encontrados produtos correspondentes à sua selecção.

O Voltige ou Volteio é uma disciplina artística e atlética na qual os atletas executam movimentos sobre o dorso de um cavalo em movimento.
A nível competitivo, requer uma condição física de alto nível por parte do volteador, uma relação harmoniosa com o cavalo e um excelente trabalho em equipa.

Os exercícios do voltige/volteio incluem montar e desmontar do cavalo em movimento, invertidas sobre os braços ou a cabeça, exercícios em pé ou de joelhos, suspensões, acrobacias em duplas ou até mesmo trios. O cavalo é conduzido por um Longeur através de uma guia longa que controla a cadência do galope, num círculo com mínimo de 15 metros de diâmetro.

Em competição, os atletas competem individualmente, em pas-de-deux ou em equipas. Nas competições individuais, ao contrário das outras disciplinas equestres, são divididas entre masculino e feminino.

O volteio remonta ao tempo dos gregos e romanos quando os soldados – sem estribos nem selas – praticavam movimentos em treinos militares. A modalidade também esteve presente nas Olimpíadas de 1924 na Antuérpia, Bélgica. Em Portugal, o Colégio Militar ainda preserva a modalidade na formação de seus alunos.

Atualmente, os campeonatos da modalidade são organizados pela Federação Equestre Internacional como os Campeonatos Mundiais da FEI e a Copa do Mundo FEI. Em Portugal, a modalidade desportiva teve seu início em 2007 e atualmente possui uma equipa “Voltige Team Portugal” a competir no circuito Ibérico com classificações de pódio.